ciencias 2

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GABARITO Caderno do Aluno Ciências – 6a série/7º ano – Volume 2
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SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1
A VIDA – DIFERENTES EXPLICAÇÕES PARA SUA ORIGEM
Página 3
1. e 2. Resposta pessoal. É esperado que os alunos apresentem diferentes explicações.
Nesse momento, é conveniente enfatizar que não há uma resposta correta para a
questão.
3. Resposta pessoal. Na discussão, comente sobre a importância de conhecer,
compreender, valorizar e respeitar a diversidade de explicações dadas por diferentes
grupos de seres humanos para um mesmo fenômeno.
Glossário
Página 7
Professor, estimule a realização desta atividade com bastante empenho. Uma das
dificuldades na competência leitora dos alunos é o pouco domínio do vocabulário. Esse
texto, com certeza, apresenta palavras novas, e a consulta ao dicionário é uma forma de
enriquecer o universo da leitura. Para agilizar a atividade, pode-se dividir os alunos, de
forma que cada um procure algumas palavras e transmita para os colegas.
Consolidação da leitura
Página 7
1. A resposta deverá conter uma síntese que seja coerente com o texto original. Ao se
depararem com a tarefa de resumir a história, os alunos acabam exercitando as
habilidades de localizar passagens essenciais do texto, abandonando informações
periféricas, etapa essencial na compreensão do tema lido.
GABARITO Caderno do Aluno Ciências – 6a série/7º ano – Volume 2
2
3. Resposta pessoal. Após sintetizarem a história, os alunos deverão se posicionar diante
dela. Nesse processo eles exercitam a habilidade de argumentar de modo consistente
para posicionar seu ponto de vista. É interessante que o aluno utilize trechos do texto
como argumentos para seu ponto de vista.
Discussão
Página 8
Professor, tais anotações podem constituir, por exemplo, perguntas de esclarecimento
ou de pontos polêmicos a ser discutidos posteriormente. Com essa atividade, evita-se
que os grupos sejam interrompidos durante suas apresentações e que, eventualmente,
algum grupo não tenha tempo para se apresentar. Isso também contribui para uma maior
atenção dos espectadores durante as apresentações.
Debate
Página 9
Resposta pessoal. Espera-se que os alunos enfatizem detalhes específicos de uma ou
outra explicação, como o fato de os kaingang terem surgido de buracos na terra. Porém,
é importante que durante a discussão você levante semelhanças mais abrangentes,
como: existência de um criador, falta de provas/evidências, ênfase na criação dos
animais e dos homens, existência de elementos fantásticos; e também diferenças, tais
como: número de criadores, ordem da criação (homens versus animais), inexistência de
um criador, ênfase em evidências etc.
Página 9 - 10
1. Alternativa d.
2. Alternativa d.
3. Diferentes grupos de pessoas possuem explicações diferentes para um mesmo
fenômeno porque a forma como cada um vê e tenta explicar os fenômenos
GABARITO Caderno do Aluno Ciências – 6a série/7º ano – Volume 2
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observados no mundo sofre grande influência do meio natural, cultural e social em
que a pessoa vive, isto é, depende de suas experiências, das crenças das pessoas mais
próximas, dos conhecimentos com os quais já teve contato, dos acontecimentos
mundiais no momento em que ela vive etc. Esses fatores variam de grupo para grupo,
pois diferentes grupos sociais têm diferentes histórias e culturas igualmente
diferentes.
4. Resposta pessoal, mas espera-se que os alunos percebam que a explicação científica
para o surgimento da vida na Terra não é melhor do que os mitos e as crenças
religiosas. Cada tipo de conhecimento humano é construído de forma específica. A
Ciência se baseia em experimentos para fazer afirmações, mas isso não significa que
deva ser mais valorizada do que as outras formas de conhecimento.
Página 11
Entre as ideias de Charles Darwin destaca-se:
• o conceito de evolução biológica, segundo o qual as espécies se transformam ao
longo do tempo geológico.
• o conceito de seleção natural, segundo o qual as diferentes populações disputam
os recursos naturais e, por isso, alguns organismos têm mais chance de sobreviver e
deixar descendentes do que outros.
• o conceito de ancestral comum, segundo o qual todos os seres vivos da terra,
atuais e passados compartilham um ancestral comum.
GABARITO Caderno do Aluno Ciências – 6a série/7º ano – Volume 2
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SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2
OS FÓSSEIS – EVIDÊNCIAS DA EVOLUÇÃO
Registro da discussão
Página 12
1. Espera-se que os alunos destaquem, sobre a apresentação feita, que a Ciência é um
elemento da cultura humana, que não tem valor superior a outras formas de
elaboração de conhecimento. Enfatize a importância dos contextos históricos e
culturais na elaboração de conhecimentos, de modo a considerar as “verdades”
sempre como relativas e dependentes desses contextos.
2. Podemos considerar uma evidência qualquer coisa capaz de provar ou indicar se
determinada ideia é falsa ou verdadeira. Evidências são provas, pistas.
Situação-problema
Página 13
Resposta pessoal. É esperado que os alunos mencionem apenas objetos que possam
caber na caixa.
Testando as hipóteses
Página 13
Em geral, os alunos comentam que movimentariam a caixa de um lado para o outro,
tentariam sentir o peso do material, procurariam avaliar se há algum tipo de barulho etc.
Na discussão, é importante enfatizar que os procedimentos devem ser adequados às
hipóteses a ser testadas.
GABARITO Caderno do Aluno Ciências – 6a série/7º ano – Volume 2
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Concluindo - O que há dentro da caixa?
Página 13
Resposta pessoal, mas que deverá ser coerente com o raciocínio apresentado por cada
grupo.
Página 14
Resposta dependerá da experiência de cada aluno, mas deverá mencionar: o
problema a ser investigado; com base em evidências, formular possíveis soluções para o
problema (hipóteses); elaborar procedimentos para testar as hipóteses; com base em
novas evidências, aceitar ou abandonar a solução para o problema. Os alunos não
apresentarão a resposta tão formalizada, mas espera-se que esses elementos possam ser
distinguidos em suas respostas.
Exercício em sala de aula
Página 14 - 15
Essa pergunta tem como meta fazer os alunos perceberem que o estudo do passado
demanda a busca de pistas, isto é, de evidências. A história dos seres vivos na Terra
pode ser reconstruída a partir de evidências chamadas fósseis.
1. É comum os alunos dizerem que os fósseis são ossos presos a pedras. Decorre dessa
afirmação a ideia de que apenas o esqueleto pode ser preservado. Amplie essa visão
dos alunos trazendo exemplos de outras partes do corpo dos vertebrados que podem
ser fossilizadas, como pele, dentes e penas. Além disso, introduza a ideia de
vestígios, para os alunos perceberem que rastros, pegadas e excrementos conservados
também são considerados fósseis.
2. Espera-se que os alunos relacionem as possíveis informações ao tipo de fóssil e a seu
estado de preservação. Por exemplo, dentes e garras podem indicar o tipo de
alimentação do animal, principalmente se forem comparados com os de algumas
GABARITO Caderno do Aluno Ciências – 6a série/7º ano – Volume 2
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espécies atuais. Ossos podem dar ideia da altura, da massa e até da forma de
locomoção do animal.
3. Essa é uma pergunta mais difícil e para a qual há várias respostas. É interessante
observar as hipóteses levantadas pelos alunos. Algumas se aproximam muito do
conhecimento científico. Em sua síntese, comente que há vários processos de
fossilização. Independentemente de qual seja o processo, uma condição importante
para a formação de um fóssil é que os restos mortais do ser vivo fiquem livres da
ação de decompositores, da chuva, do sol e do vento.
4. Essa questão está intimamente relacionada à anterior. Se os alunos já estudaram o
conceito de decomposição, é esperado que eles o utilizem nesse momento.
5. A existência de fósseis revela que outras espécies já habitaram nosso planeta. Além
disso, a presença de grandes semelhanças entre fósseis e seres que vivem atualmente
representa fortes evidências de que há relação de parentesco entre eles. Tais
evidências sustentam a hipótese de que, com o passar de milhares de gerações, as
espécies tenham sofrido transformações graduais.
6. Sugere-se que seja apresentada simplesmente como o processo de transformação das
espécies ao longo do tempo. Nesse momento do curso, não é preciso mencionar os
processos que podem ter produzido essas transformações.
Página 15 - 17
1. Assim como na atividade da caixa preta e da reconstrução da história dos seres vivos
na Terra, esta situação também demanda investigação para se chegar a uma possível
solução. A resposta é pessoal e pode ser bastante criativa. No entanto, espera-se que
os alunos consigam elaborar algumas estratégias para a coleta de dados, coerentes
com as informações que esperam obter. Procurar fotografias antigas e compará-las
com a paisagem atual do bairro pode ser o primeiro passo para localizar as mudanças
ocorridas, embora não traga informações sobre as razões dessas mudanças. Tais
razões podem ser investigadas por meio de entrevistas com moradores antigos do
bairro, com indagações sobre suas lembranças. Outra possibilidade é buscar
informações tanto em bibliotecas como na internet. Outra, ainda, seria realizar
GABARITO Caderno do Aluno Ciências – 6a série/7º ano – Volume 2
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escavações; discuta com os alunos as dificuldades envolvidas em cada procedimento
e o tipo de informação que pode ser gerado por cada um.
2.
a) Falsa. Não são apenas as partes do corpo que podem constituir fósseis. Vestígios
deixados por eles, como pegadas e rastros, também podem ser fossilizados.
b) Falsa. Animais invertebrados, como moluscos, também podem ser fossilizados.
c) Verdadeira.
d) Falsa. Intempéries naturais aceleram o processo de decomposição dos cadáveres.
e) Verdadeira.
3. É o processo de substituição dos restos orgânicos de um ser vivo por substâncias
minerais existentes nas rochas.
4. Espera-se que os alunos percebam que os fósseis permitem comparar espécies
extintas com as atuais e, além disso, proporcionam elementos para o levantamento de
hipóteses sobre essa história.
5. Alternativa c.
GABARITO Caderno do Aluno Ciências – 6a série/7º ano – Volume 2
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SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3
O CONCEITO DE CLASSIFICAÇÃO E SUA IMPORTÂNCIA PARA
AS ATIVIDADES HUMANAS
Classificando palavras
Página 19
As palavras pesquisadas dependerão de cada aluno, assim como os agrupamentos de
palavras.
Exercício em sala de aula
Página 21
1. Resposta pessoal, mas espera-se que os alunos apresentem os critérios que utilizaram
para agrupar as palavras.
2. Em geral, vários dos critérios criados por eles permitem que uma palavra se encaixe
em mais de um grupo, o que pode gerar dúvidas de onde colocá-la ou, ainda, se o
critério escolhido para a classificação foi bom ou não.
Discutindo os resultados
Página 21
1. Espera-se que eles identifiquem a existência de diferenças entre as classificações
propostas pelos diferentes grupos.
2. Neste caso, a ideia é explorar os diferentes critérios adotados pelos grupos.
3. Possíveis respostas: palavras com as quais é possível montar uma frase; palavras que
têm significados que se aproximam por alguma razão. Por exemplo, no caso do
conjunto de palavras presentes no quadro do Caderno do Aluno, os alunos podem
agrupar juiz, lanterninha, ministro e zelador, alegando que se referem a profissões;
palavras que apresentam o mesmo número de letras ou de sílabas; palavras com a
mesma sílaba tônica.
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4. É interessante discutir cada um dos critérios apresentados pelos alunos. Em geral,
vários dos critérios criados por eles permitem que uma palavra se encaixe em mais
de um grupo, o que é uma desvantagem para a classificação. O ideal é termos
critérios que não gerem dúvidas no momento de realizar os agrupamentos. Assim,
devemos escolher outro critério, mais preciso, ou aumentar o número de grupos.
Página 22 - 23
1. Espera-se que os alunos indiquem que classificar é agrupar objetos, ideias,
fenômenos etc., com base em critérios estabelecidos por meio da observação das
características gerais do que se pretende classificar.
2. A maneira como, geralmente, os talheres são guardados no armário ou as roupas no
guarda-roupa obedece a um padrão de classificação. Garfos em uma baia, facas em
outra, colheres em outra. Camisetas em um local, meias em outro, calças em outro.
3. Classificar objetos é importante para organizá-los, o que facilita sua localização.
Página 23 - 24
1. Espera-se que os alunos mencionem, ao longo do texto, as ações que efetuaram, isto
é: observação das palavras, reconhecimento de suas características, estabelecimento
de critérios para agrupá-las, selecioná-las e finalmente agrupá-las. Vale ressaltar que
uma questão desse tipo fornece dados ao professor sobre as ações de classificação
que foram mais significativas para os alunos. O fato deles eventualmente não
relatarem algumas delas em suas respostas não indica que não tenham compreendido,
mas traz elementos para você, professor, destacar, em aulas futuras, essas ações
pouco mencionadas pelos alunos. Dessa forma, a questão constitui um bom
instrumento para avaliação da Situação de Aprendizagem em si.
2. Alternativa c.
GABARITO Caderno do Aluno Ciências – 6a série/7º ano – Volume 2
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3.
a) Uma desvantagem para o consumidor é que nesse tipo de organização produtos
muito diferentes, como papel higiênico e macarrão, podem estar na mesma prateleira,
desde que possuam preços semelhantes. Isso dificulta a localização dos produtos.
Outra desvantagem ocorre quando a pessoa não tem ideia do preço da mercadoria
que deseja. Neste caso, precisará percorrer todos os corredores do supermercado para
encontrá-la.
b) Outro critério que poderia ser utilizado seria a finalidade do produto. Esse é, por
sinal, o critério utilizado na maioria desses estabelecimentos. Os produtos são
agrupados em: higiene pessoal, produtos de limpeza, produtos eletrodomésticos,
alimentos enlatados etc.
GABARITO Caderno do Aluno Ciências – 6a série/7º ano – Volume 2
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SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 4
AS CARACTERÍSTICAS BÁSICAS DOS SERES VIVOS
Sondagem inicial
Página 26
1. Resposta pessoal. É importante dar especial atenção à justificativa apresentada.
2. Resposta pessoal. É importante dar especial atenção à justificativa apresentada e, em
seguida, compará-la com a resposta anterior.
3. Resposta pessoal. É importante dar especial atenção à justificativa apresentada e, em
seguida, compará-la com as respostas anteriores. O objetivo é tentar chegar a
critérios únicos que sirvam para classificar o cachorro, a laranjeira e a rocha.
4. Resposta pessoal. Espera-se uma síntese da discussão e dos questionamentos
anteriores.
Discussão
Página 27
Professor, ao discutir o conceito de ser vivo, faça menção à respiração e à
alimentação, pois isso favorece o resgate de conceitos trabalhados na 5ª série, como a
fotossíntese e as relações alimentares entre os seres vivos. Procure enfatizar a diferença
entre a obtenção de alimentos e a obtenção de energia; os alunos costumam assumir
esses dois processos como sinônimos. Além da necessidade de obtenção de matéria e
energia, outras características precisam ser destacadas. Sugere-se, para essa faixa etária,
a discussão sobre movimento, reação a estímulos ambientais e reprodução.
Página 27 - 29
1. Uma célula é a menor unidade viva de um organismo. São as unidades estruturais e
funcionais dos organismos vivos.
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2. A bactéria precisa de nutrientes, água, de algum substrato para obter energia. Essa
pergunta permite explorar as funções vitais de uma célula. Além da alimentação e da
respiração, pode ser tratada a necessidade de excreção e do transporte e
armazenamento de substâncias.
3. Resposta pessoal. Como essa questão não especifica nenhum tipo de célula, é
provável que os alunos tenham produzido diferentes desenhos. Isso lhes possibilita
explorar a variedade de forma que as células podem apresentar.
4. Espera-se que os alunos mencionem as organelas, o núcleo e a membrana celular.
5.
(1) Membrana celular Envoltório da célula, cuja função é delimitar
o espaço intracelular, manter uma célula
unida à outra e controlar a entrada e a saída
de substâncias.
(2) Citoplasma Material gelatinoso que preenche o interior
da célula.
(3) Núcleo Controla as atividades da célula, isto é,
regula seu funcionamento.
(4) Mitocôndria Estrutura na qual o gás oxigênio e o alimento
são utilizados para a produção da energia
necessária à sobrevivência da célula.
(5) Lisossomo Responsável pela digestão celular, pela
eliminação de substâncias tóxicas produzidas
dentro da célula e de partes da célula que
estejam desgastadas.
(6) Ribossomos Responsáveis pela produção de proteínas,
substâncias necessárias ao crescimento da
célula.
(7) Retículo endoplasmático Atua no transporte de substâncias pela
célula.
(8) Complexo Golgiense Armazena substâncias até o momento em
que elas serão usadas.
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Página 29
Desenho pessoal, mas espera-se que represente as principais estruturas da célula.
Planejando o modelo de célula
Página 29 - 30
Resposta pessoal. Professor é importante verificar a viabilidade dos materiais
propostos.
Página 30
1. Espera-se que os alunos identifiquem que, para ser considerado um ser vivo, o
organismo precisa: ser formado por células, obter alimentos e energia, ter capacidade
de reação a estímulos externos e de reprodução, além de ter um ciclo vital.
2. São vivos: o capim, a lagarta e a cobra. Não são vivos: a luz, o ar, o solo, a água e a
temperatura do ar.
3. Uma pedra não possui células, não se alimenta, não precisa obter energia, não cresce
nem se reproduz. Por todas essas razões, não pode ser considerada um ser vivo.
4. A sequência é (6), (4), (2), (8), (1), (5), (7), (3).
5. Alternativa d.
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SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 5
A BIODIVERSIDADE E A CLASSIFICAÇÃO BIOLÓGICA
Exercício em sala de aula
Página 34 - 35
Sugestão: Lista 1 - Resposta pessoal.
Sugestão: Lista 2 - Ao longo da construção dessa lista, esteja atento para garantir que
sejam incluídos exemplos dos cinco reinos. Há uma tendência dos alunos citarem
muitos animais vertebrados em detrimento dos outros seres. Às vezes eles se lembram
dos cogumelos, mas é comum se esquecerem das bactérias e dos protozoários. Uma
maneira de estimular a inclusão desses organismos na lista é fazer algumas perguntas:
Será que enxergamos todos os seres vivos? Há algum ser vivo dos quais vocês já
ouviram falar, mas nunca viram? Perguntas dessa natureza os levam a pensar nos
microrganismos.
A diversidade dos seres vivos
Página 35
Resposta pessoal. Os alunos darão palpites variados. Como saber quem tem razão? É
muito difícil. Comente com eles o fato de que ninguém conhece ao certo esse número,
pois ainda existem vários ambientes pouco estudados, como as regiões das profundezas
dos oceanos, nas quais devem habitar muitas espécies desconhecidas.
Página 35
Essa questão tem como objetivo diagnosticar as ideias que os alunos possuem
sobre o conceito de espécie. A resposta é livre. É importante que você mencione, ao
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explicar a tarefa aos alunos, seu interesse em saber o que eles realmente pensam a
respeito do que foi questionado.
Exercício em sala de aula
Página 35 - 37
• Características semelhantes: Espera-se que os alunos mencionem, principalmente, as
características físicas externas desses seres vivos.
• Características semelhantes: Espera-se que os alunos mencionem, principalmente, as
características físicas externas desses seres vivos.
• Características semelhantes: Espera-se que os alunos mencionem, principalmente, as
características físicas externas desses seres vivos.
1. Ao conduzir a discussão, é importante ter em mente que há, na literatura biológica,
muitas definições para o termo espécie: a morfológica, a biológica, a ecológica e a
filogenética, entre outras. Nessa fase de escolaridade, é suficiente que os alunos
compreendam que há várias definições para o conceito de espécie, dependendo do
critério adotado. Em nosso caso, para o aprendizado da classificação biológica e para
as discussões sobre preservação, a definição que concebe a espécie como o conjunto
de indivíduos semelhantes, capazes de se reproduzir e de gerar descendentes férteis,
é suficiente.
2.
a) e b) Respostas pessoais, dependentes das respostas anteriores. Questões como
essas incentivam a comparação entre ideias iniciais e pessoais com aquelas
provenientes das discussões coletivas efetuadas em classe. Ao efetuá-las, os alunos
vão paulatinamente se tornando conscientes do próprio processo de aprendizagem.
Página 38
1. Espera-se que os alunos mudem suas definições de tal forma a aproximá-las da
definição descrita acima.
GABARITO Caderno do Aluno Ciências – 6a série/7º ano – Volume 2
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2. Espera-se que os alunos destaquem semelhanças e diferenças entre as definições.
Provavelmente o livro didático fornecerá uma definição semelhante à adotada neste
gabarito.
Exercício em sala de aula
Página 38 - 42
a) Resposta pessoal. Espera-se que os alunos mencionem, principalmente, as
características físicas de alguns seres vivos.
b) Resposta pessoal. Considerando apenas as características visíveis nas imagens, pode
ser que os alunos proponham algumas mudanças, como transferir alguma alga para o
Reino Plantae. Porém, durante a discussão, não deixe de mencionar que, por não
conhecerem todos os organismos apresentados e pela grande diversidade de
características entre eles, a tarefa não é simples e não implica apenas uma resposta
correta.
c) Resposta pessoal. O fato de não conhecerem todos os seres vivos e de terem apenas
imagens para analisá-los dificulta o trabalho.
Exercício em sala de aula
Página 43
GABARITO Caderno do Aluno Ciências – 6a série/7º ano – Volume 2
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Página 43 - 44
1. Espera-se que os alunos indiquem que esse termo representa a variedade de espécies
presentes em nosso planeta.
2. Espera-se que os alunos reconheçam e apontem o critério da reprodução como
essencial na classificação das espécies. Uma boa resposta seria: os biólogos não
consideram abelhas e moscas representantes de uma mesma espécie porque elas não
são capazes de se reproduzir e gerar descendentes férteis.
3. Espera-se que os alunos reconheçam a capacidade de produção de alimentos das
plantas e a ausência dessa capacidade nos animais. É importante analisar, na
resposta, a habilidade de fazer comparações. Ao comentar a resposta com eles,
destaque que ambos são pluricelulares, eucariontes, mas as plantas são autótrofas, e
os animais, heterótrofos.
4.
a) Produz seu próprio alimento.
b) Retira seu alimento do meio em que vive.
(c) Não possui membrana nuclear.
(d) Possui membrana ao redor do núcleo.
(e) Pluricelular.
(f) Unicelular
5. 1(c); 2(a); 3(e); 4(d) e 5(b).
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SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 6
A BIODIVERSIDADE AMEAÇADA
Página 46
1. Esse momento introdutório é muito importante, não só porque proporciona a
sensibilização dos alunos sobre o tema que será abordado, mas também porque pode
fornecer dados sobre o conhecimento que os alunos já possuem acerca desse tema.
Provavelmente, os alunos mencionarão algumas campanhas das quais já ouviram
falar. É possível, também, que relatem casos e expressem opiniões. Valorize as
palavras ditas pelos alunos e procure chegar a um resultado que se assemelhe à frase:
“Extinção de uma espécie é seu desaparecimento pela morte de todos os seus
membros”.
2.
a) O objetivo dessas questões é fazer os alunos pensarem sobre as campanhas de
preservação das espécies e registrarem suas opiniões. Com isso, você terá dados para
construir um panorama sobre as opiniões deles neste momento das aulas. Para obter
respostas sinceras, é importante enfatizar a ausência de gabaritos, isto é, que “não há
resposta correta e não vale nota”.
b) Resposta pessoal.
Página 46
Resposta pessoal, mas espera-se que seja um resumo que represente a discussão
realizada.
GABARITO Caderno do Aluno Ciências – 6a série/7º ano – Volume 2
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Página 47 - 48
1. O trecho a que se refere a questão é: “Se todos eles morrerem, essa espécie estará
extinta nesse local”. Essa é uma questão que visa estimular o desenvolvimento da
capacidade de localizar num texto informações relevantes. Nesse trecho fica clara a
relação entre a morte de todos os indivíduos de uma espécie e o conceito de extinção.
Outro trecho que reforça essa ideia é: “É possível que alguns deles sejam resistentes
à doença e sobrevivam a ela. Neste caso, embora não haja a extinção (...)”. Nesse
trecho, deduz-se que não há extinção, porque nem todos os roedores morreram.
2. Extinção em massa é o desaparecimento rápido de várias espécies ao mesmo tempo
em razão de grandes mudanças ambientais.
3. A principal diferença entre esses dois tipos de extinção é a velocidade com que
ocorrem. A extinção que normalmente ocorre na natureza tende a ser lenta, de modo
que os impactos decorrentes do desaparecimento de alguma espécie são
compensados, permitindo o restabelecimento do equilíbrio natural que há nos
ambientes. Já a extinção em massa é rápida, não havendo tempo para a reestruturação
do equilíbrio ambiental. Por essa razão, esse tipo de extinção coloca em risco a
sobrevivência dos ecossistemas nos quais ocorre.
4. Várias ações humanas podem levar à redução da biodiversidade. O texto menciona:
queimadas constantes, desmatamentos, contaminação frequente de rios, altas taxas de
emissão de poluentes, caça e comércio ilegal de animais silvestres e manutenção de
extensas áreas de monocultura.
5. Com essa questão, espera-se identificar se os alunos perceberam, com base na leitura,
o caráter sistêmico do planeta. Eles devem mencionar em suas respostas a ideia da
ligação entre a extinção em massa e as alterações profundas nos ambientes, por
exemplo, nas teias alimentares, o que provoca modificações globais.
GABARITO Caderno do Aluno Ciências – 6a série/7º ano – Volume 2
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Página 49 - 50
1.
a) e b) Resposta pessoal, dependente da resposta dada anteriormente. O objetivo é
fornecer elementos sobre a influência das tarefas desenvolvidas na reflexão dos
alunos. Espera-se que, independentemente dos pontos de vista pessoais, elas tenham
possibilitado a construção de argumentos mais consistentes.
2. Resposta pessoal. Considerando-se as discussões feitas com base na leitura do texto
fornecido aos alunos, espera-se que eles percebam que o valor da biodiversidade não
pode ser atribuído exclusivamente à sua utilidade para o ser humano. Devem
aparecer em suas respostas indícios da importância da biodiversidade para a
manutenção do equilíbrio ecológico dos diferentes ambientes e, consequentemente,
do próprio planeta.
3. Alternativa e.
4. Alternativa c.
5. Alternativa b.
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SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 7
A DIVERSIDADE DOS SERES VIVOS – PLANTAS, ANIMAIS E
FUNGOS
Definição do tema de estudo
Página 51
As respostas dependerão do organismo pesquisado e das fontes utilizadas.
Produzindo um resumo
Página 53
Resposta pessoal. No Caderno do Professor há uma série de orientações para a
confecção e a análise dessa produção. Recorra a esse material sempre que achar
conveniente.
Página 54
Espera-se que os alunos distribuam com antecedência o resumo para os colegas dos
outros grupos. Não é necessário que xeroquem, eles podem fazer cópias escritas. As
perguntas feitas a partir do resumo devem considerar as informações presentes e outras
curiosidades que os alunos tenham. O exercício de construir questões é uma maneira de
fazer com que os alunos explicitem suas dúvidas.
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Página 55
Resposta pessoal. É importante enfatizar que as perguntas devem ir além do que foi
apresentado e, para tanto, todos devem prestar bastante atenção às apresentações dos
colegas.
Apresentando os resultados da pesquisa
Página 56
Após as apresentações, é interessante fazer uma grande síntese, tendo em mente os
objetivos desse conjunto de aulas. Se for necessário, destine uma aula para isso.
Destaque os conteúdos que considerar essenciais e abra um espaço para ouvir dúvidas,
críticas e sugestões dos alunos sobre o trabalho realizado.
Página 57 - 58
1. Espera-se que os alunos identifiquem que a barata possui esqueleto externo e que a
serpente apresenta esqueleto interno.
2. Alternativa d.
3. Espera-se que os alunos comentem que: 1) os musgos diferem das demais plantas por
serem as únicas a não possuírem vasos condutores de seiva; 2) apresentar vasos
condutores de seiva, mas não possuir sementes distingue o grupo das samambaias; 3)
a presença de sementes só ocorre nos grupos dos pinheiros e das árvores frutíferas; 4)
apenas o grupo das árvores frutíferas apresenta frutos que envolvem as sementes.
4.
a) Angiospermas.
b) Pteridófitas.
c) Briófitas.
d) Gimnospermas.
5. Alternativa c.
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Página 59 - 60
1. Espera-se que o aluno localize no texto a relação entre a vegetação, a chuva e a
manutenção da camada de húmus. Uma resposta adequada para essa questão seria:
com o desmatamento, é provável que a camada de húmus seja removida pelas fortes
chuvas, que são frequentes na região. Não havendo mais a vegetação densa, não
haverá reposição dessa camada e, por essa razão, o solo poderá se tornar estéril.
2. Essa questão exige uma boa orientação do professor e uma condução do raciocínio
do aluno, a ser feito em etapas. É preciso retomar a ideia da dependência entre as
espécies que vivem num mesmo ambiente. No caso, as castanheiras dependem de
animais para efetuar sua polinização. O desmatamento leva à redução de alimento e
de abrigo para esses animais, que, por essa razão, abandonam a região. Como não há
autofecundação nas castanheiras, sem a polinização não é possível haver a
fecundação. Consequentemente, não há formação de frutos.
3. Uma possível explicação para a morte das castanheiras após alguns anos é o
aquecimento do solo em razão do desmatamento, o que pode ter provocado o
ressecamento de suas raízes. Outra possibilidade seria o empobrecimento do solo,
pois, com a remoção da vegetação, as chuvas intensas podem ter removido a camada
de húmus do solo, privando-o de nutrientes.
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